Atenção Primária em Garanhuns fica em 2º lugar em PE

Garanhuns ficou em segundo lugar entre os municípios pernambucanos com mais de 100 mil habitantes na avaliação da Atenção Primária à Saúde (APS). O resultado é referente ao segundo quadrimestre de 2026.

O desempenho foi divulgado com base no Saúde Brasil 360, índice do Ministério da Saúde que avalia a qualidade dos serviços oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A análise reúne dados sobre diferentes dimensões do atendimento.

As equipes de Saúde da Família, as UBSs e os serviços de saúde bucal e multidisciplinares do município estão entre os componentes avaliados. A secretária de Saúde de Garanhuns, Catarina Tenório, comentou o resultado.

Atenção Primária em Garanhuns

O levantamento considera desde o acesso da população aos serviços até o acompanhamento de grupos como gestantes, crianças, pessoas com doenças crônicas, idosos e mulheres. Os dados também incluem indicadores de saúde bucal e das equipes multiprofissionais.

Desempenho de Garanhuns na Atenção Primária

No Saúde Brasil 360, Garanhuns obteve score 89,7 na avaliação da Atenção Primária à Saúde. O resultado recebeu o conceito “Bom”.



Para a secretária de Saúde, Catarina Tenório, a avaliação reflete melhorias realizadas pelo Governo Municipal na Atenção Primária em Garanhuns. Ela citou investimentos na ampliação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das equipes.

Segundo Catarina Tenório, a expansão permitiu ampliar a cobertura da área e o acesso aos serviços. A secretária também apontou a qualificação do atendimento prestado como parte das ações desenvolvidas.

Indicadores avaliados e resultados das equipes

Das 41 equipes de Saúde da Família avaliadas, 23 receberam classificação “Ótimo” e 18 foram classificadas como “Bom”, conforme os dados do Saúde Brasil 360. A avaliação considera informações relacionadas ao atendimento de diferentes grupos da população.

O índice também classificou como “Ótimo” ou “Bom” o vínculo e o acompanhamento territorial de 38 Unidades Básicas de Saúde. Esses indicadores integram a análise dos serviços oferecidos pela rede municipal.

Na saúde bucal da Atenção Primária, 97,4% das equipes alcançaram os conceitos “Bom” ou “Ótimo”. O percentual se refere às equipes avaliadas nessa área.

As equipes Multidisciplinares (eMulti) tiveram 100% de classificação “Bom” ou “Ótimo”. Elas são compostas por profissionais de psicologia, educação física, fisioterapia, nutrição, farmácia e assistência social.



Deixe um comentário