garanhuns

Garanhuns é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Pertence à Mesorregião do Agreste Pernambucano e à Microrregião de Garanhuns, e está localizado a 228 km da capital pernambucana, Recife. Situado na região serrana do Planalto da Borborema, é também conhecido como a Suíça Pernambucana, por causa de seu clima ameno no verão e temperaturas baixas no inverno, atípico para o resto da região. Outras alcunhas são Cidade das Flores ou Cidade da Garoa.

Garanhuns dispõe de boa infraestrutura, que inclui hotéis, pousadas, bares, restaurantes e movimentado calendário de eventos. Garanhuns foi a terra natal do ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que nasceu quando o atual município de Caetés era um distrito integrante. Garanhuns surgiu simultaneamente às guerrilhas dos escravos quilombolas. As tropas que combatiam os escravos fugidos se instalaram em 1671 na Sesmaria dos Burgos N.S. do Desterro.6 A sede da capitania era a Fazenda do Garcia, e posteriormente o Sítio Tapera, adquirido pelo tenente-coronel Manoel Ferreira de Azevedo, marido de Simoa Gomes de Azevedo, neta de Domingos Jorge Velho.

Em 1878, o deputado provincial Silvino Guilherme de Barros, Barão de Nazaré, visitou a então Vila de Garanhuns, interessando-se pela sua potencialidade. Ao retornar a Recife propôs um projeto de lei que elevasse Garanhuns de vila a cidade. A Lei, de número 1309, foi sancionada a 4 de fevereiro de 1879. A cidade destacou-se na agropecuária e no comércio, acelerados pela instalação da estação ferroviária a 28 de setembro de 1887 (hoje a estação é um centro cultural), que possibilitou a ligação da cidade à capital do Estado, Recife, e diversas cidades e vilas do Agreste e da Zona da Mata.

A cidade abriga uma unidade do Exército Brasileiro, o 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (Batalhão Duarte Coelho). Anteriormente havia apenas um Tiro de Guerra (criado pela Portaria Ministerial nº 86, 18 de maio de 1950).

Geografia

O pórtico de Garanhuns.

Limites

Norte: Capoeiras e Jucati
Sul: Lagoa do Ouro e Correntes
Oeste: Caetés, Saloá, Paranatama, Brejão e Terezinha
Leste: São João e Palmeirina

Hidrografia

Seu rio mais importante é o rio Mundaú.

Clima

O clima de Garanhuns é o mesotérmico, do tipo Cs’a.8 9 10
A temperatura média anual é de 20°C. No mês mais frio, julho, a média é de 18,6°C e no mês mais quente, novembro, a temperatura média é de 23°C.11 A ocorrência de garoa na cidade é muito comum, daí a fama de “Cidade da Garoa”. A menor temperatura registrada na cidade desde 1961 até 2012, segundo o INMET, foi de 9°C, no dia 22/07/1999, e a mais alta foi de 34.5°C, registrada nos dias 22/01/1995 e 07/12/2002. O maior acumulado de precipitação em 24 horas foi de 114 mm no dia 27 de dezembro de 2002 12 .

No verão é quente, com máximas entre 22/33°C, com mínimas entre 16/20°C. No inverno é ameno e chuvoso, com máximas entre 16/22°C, e mínimas entre 9/14°C.

cidade-garanhuns

Bairros

Bairro de Heliópolis.
Aloísio Pinto
Boa Vista
Centro (Santo Antonio)
Dom Helder Câmara
Dom Tiago Postam
Francisco Figueira
Heliópolis
José Maria Dourado (Brahma)
Magano
Novo Heliópolis
São José
Severiano Morais

Divisão distrital e povoados

Miracica
Iratama
Itacatu
São Pedro
Povoados: Cajueiro, Cachoeirinha e Timbó.

Vegetação

A vegetação do município é composta por floresta caducifólias e subperenifólias, com partes de floresta hipoxerófila.

Relevo

Garanhuns se localiza numa região montanhosa do Planalto da Borborema, estando numa altitude média de 896 m. O seu ponto mais alto é o Morro Magano, situado a 1.030 m. A cidade está localizada entre sete colinas.

Economia

A economia de Garanhuns é formada pelos seguintes fatores:
Comércio – Muito diversificado. Garanhuns é cidade pólo de 25 municípios.
Indústria – Diversificada.
Agricultura / Pecuária – Região conhecida como a maior bacia leiteira de Pernambuco, além de feijão, milho, mandioca e café.
Turismo – Fator de muita importancia no município: Pontos turísticos, clima agradável, boa estrutura hoteleira, festivais além de excelentes restaurantes que vão desde a cozinha regional à suíça deixam a cidade mais conhecida.

Comércio

O comércio de Garanhuns é bastante influente, sendo o mais importante do Agreste Meridional. O município passa por diversas mudanças, e empresas fortes do setor comercial estão se instalando na cidade, já que a mesma é pólo de 25 municípios.

1º Centro Comercial

O Centro de Garanhuns/Bairro de Heliópolis é formado por lojas de diversas variedades, inclusive redes nacionais e internacionais: Subway, Lojas Americanas, Eletro Shopping, Insinuante, Lojas Maia/Magazine Luiza, Farmácia Pague Menos, Todo Dia, entre outras; além das lojas sede da Ferreira Costa e do Magazine Pérola.

2º Centro Comercial

Localiza-se na Av. Duque de Caxias (Heliópolis / Severiano Moraes Filho). Cresce rapidamente e é formado por lojas de diversos setores.

Centros locais em expansão

Boa Vista
Brasília (Magano / São José)

cidade-garanhuns-mt

Infraestrutura

Garanhuns tem treze linhas de ônibus operadas pelas empresas “São Cristóvão” e “Padre Cícero”:

Educação

Garanhuns possui 59 escolas estaduais, várias escolas municipais. Há ainda um projeto de inclusão digital utilizando os serviços de uma parceria com o Ministério das Comunicações, o Programa GESAC, que planeja uma cidade 100% conectada a internet por Wi-Fi, sendo serviço gratuito.

Instituições de Ensino de Nível Superior

Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE – UAG.
Universidade de Pernambuco – UPE – Campus Garanhuns.
Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns – FAGA.
Faculdade de Direito de Garanhuns – FDG.
Faculdade de Ciências Exatas de Garanhuns – FACEG.
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas de Garanhuns- FAHUG.
Faculdade de Medicina de Garanhuns – FAMEG.

Instituições de Ensino de Nível Técnico

Escola Técnica Residência Saúde – (87) 3761-2531
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE.
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC.
Escola Técnica Municipal João Florêncio de Melo.
Fundação Bradesco.

Cultura

Pontos turísticos

O clima de Garanhuns atrai muitos turistas tanto no verão quanto no inverno. Durante o mês de julho, as atividades turísticas se intensificam, devido ao “Festival de Inverno de Garanhuns”, realizado desde o ano de 1991. É um dos festivais mais conhecidos no estado de Pernambuco, atraindo artistas e oferecendo shows gratuitos.

Destacam-se vários pontos turísticos, como o Relógio das Flores (Praça Tavares Correia), o Palácio Celso Galvão, o Parque Euclides Dourado (ou Parque dos Eucaliptos), o Parque Ruben Van Der Linden (ou Parque Pau-Pombo), o Castelo de João Capão, o Cristo do Magano, o Mosteiro de São Bento, o Monumento do Ipiranga, o Seminário São José e as Sete Colinas. Tem também o maior cristo do Brasil em altitude. (cristo do magano)
Casa da Cultura

A Casa da Cultura, em processo de instalação no antigo Fórum da cidade, deverá reunir o acervo do antigo Museu da Cultura Latino-americana, formado por 2,2 mil peças de 77 cidades pernambucanas e de 12 outros países latino-americanos, e também por outros quatro museus temáticos. A Casa do Artesão, com um acervo de 4 mil peças, também será um dos espaços reintegrados.

garanhuns-pe

Eventos

Festival de Inverno de Garanhuns
Festival de Música e Arte de Garanhuns – FEMUARTE –
Festival da Jovem Guarda
Festival Gastronômico Garanhuns Sabor das Flores
Espetáculo Jesus Alegria dos Homens –
Garanhuns Jazz Festival
Garanhuns Moto Fest
Guará Moto Fest
Fúria Night
Forrock Guará
Circuito Voa – Voa
Vaquejada Parque Acauã

 Mais informações sobre Garanhuns

Área 472,462 km² 2
População 130 303 hab. IBGE/20113
Densidade 275,8 hab./km²
Altitude 896 m

Vídeo sobre a cidade de Garanhuns

Mapa da cidade de Garanhuns