A Universidade de Pernambuco (UPE) dá início nesta segunda-feira (9) a mais uma edição da Semana Universitária. A programação que segue até quinta-feira (12) é promovida nos campi de Caruaru e Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. O evento é destinado a estudantes, professores e comunidade.

São mais de 150 cursos, palestras, mesas redondas e apresentações relacionadas à educação, administração, gestão, marketing, comunicação, empreendedorismo e economia criativa. Entre os principais focos do programa, a tecnologia será debatida pelas coordenações setoriais da UPE, representadas pelos professores Paula Gonçalves (Caruaru) e Antonio Pereira (Garanhuns).

Em Garanhuns, a oficina mostrará que o uso do computador deve ser visto como uma ferramenta auxiliadora na resolução de problemas do cotidiano: Computação Desplugada (Computer Science Unplugged), a ser ministrada por Jessica Pontes Baia e Renato Hildenyo de Oliveira Lopes. Serão mostradas atividades lúdicas (como jogos e quebra-cabeças sobre números binários, algoritmos e compreensão de dados), para ensinar conceitos computacionais por meio da capacidade de dedução e resolução de problemas pelo raciocínio lógico. Outra atividade na programação de Garanhuns é a visão da robótica que traz possibilidades para o mercado e para a educação.

A UPE também vai promover atividades no Campus Caruaru. Na agenda, destaca-se a oficina de Robótica com Arduíno – Primeiros Passos, para estudantes com interesse em aprender robótica, com Luma Cardoso Ferro de Almeida e Jhonatan Sérgio Diniz Marques da Silva. A oficina “Montando Um Vídeo” mostra um diferente lado da tecnologia voltado ao mercado audiovisual, com o propósito de despertar nos interessados as principais técnicas necessárias para o uso de uma filmadora e câmera fotográfica e o entendimento para a produção de um vídeo em uma prática didática. Voltada para alunos e público geral, a proposta será ministrada pelo produtor artístico José Jorge Almeida que trabalhará com recursos básicos para um trabalho inicial como projetor, câmeras filmadores e máquinas fotográficas.

A agenda da Semana Universitária em Caruaru ainda terá ações culturais como a palestra “Tempero Cultural”, na casa da produtora Yone Amorim, que envolve a união de várias manifestações. Também ocorrerá a exposição fotográfica “Boi Tira-Teima”, que mostrará a origem do grupo criado em 1922, através da arte visual.

Na próxima quarta (11), das 9h às 18h, será realizada a oficina de Gamedesgin. Ministrada por Perseu Adolfo Bastos Gomes, CEO da Playful, empresa de tecnologia com foco no desenvolvimento de games pedagógicos para o ensino fundamental e médio incubada no Porto Digital.

Ainda será realizado mini-curso de Android, com apresentação da história do “Google Android” (desde seu começo até os dias atuais com as tendências do ‘mobile’), além de demonstração da plataforma de desenvolvimento para Android ou IDE usada para realização de aplicativos. Nessa IDE, serão estudados os Widgets para promover a tela dos aplicativos e miniprojetos.

Além da tecnologia

Saúde é outro debate na programação com discussão sobre o desenvolvimento de medicamentos a partir de óleos de semente de abóbora, pelo Laboratório de Biotecnologia e Inovação Terapêutica (LBIT) da UPE – Campus Garanhuns, concentra uma linha de pesquisa voltada aos estudos de eficácia e formulação de medicamentos antiparasitários. Ministrado por Josimeiry Gomes Pereira e Juliana de Oliveira Araujo, com o professor Fábio Rocha Formiga, a apresentação mostrará estudos de eficácia e de formulação desenvolvidos.

Outra palestra vai discutir a identificação da prevalência da obesidade e do sobrepeso em crianças, adolescentes e jovens universitários da UPE – Campus Garanhuns, com o intuito de promover a educação em saúde e prevenir a obesidade e as consequências biológicas e psicossociais. A proposta será apresentada pelos professores Carolina de Albuquerque Lima Duarte, de Bioquímica; Davi Antônio Ferreira Lumbi, de Medicina; e Ana Clara Carvalho de Oliveira, também de Medicina.

Estas e outras propostas da programação da Semana Universitária da UPE podem ser conferidas na página do site da UPE.